Avançar para o conteúdo principal

Poemas & Poetas - "A Lágrima" de Rui Rasquilho


A Lágrima

 

Sobre a areia

A memória do fogo

E a distância

A dilaceração do tempo

Do teu corpo

Os teus lábios

E as ondas

 

Ao longe o cais sem navios

E os teus braços morenos

Perdidos no meu ombro

 

Dançamos agora

Na garganta

O nó

E o gelo

 

No teu rosto-índice

Adeja o limite paralelo da cor

E a lágrima

 

Rui Rasquilho por sua voz -

À terceira hora do terceiro dia do terceiro mês, meio ano antes de terminar a guerra, em 1945, nasci.

Em julho entrei pela primeira vez num mosteiro construído e vivido por cistercienses, Santa Maria de Alcobaça.

Mais tarde percebi que o meu batismo se havia realizado na Sala dos Reis perante inúmeras testemunhas em barro cozido e que, tirando o Papa Alexandre III e S. Bernardo, os outros haviam sido todos reis.

Vivi em Alcobaça até ao início da Escola Primária; depois, veio São Pedro do Sul, Fundão, Castelo Branco e Alcobaça, onde fiz a 4.ª classe e a admissão ao Liceu, em Leiria, no edifício do Convento franciscano da Portela.

Alcobaça, Tomar, Cascais, Caldas da Rainha, Porto de Mós, Lourenço Marques (atual Maputo), o largo périplo antes da universidade em colégios e liceus, até à Guerra Colonial. A universidade em Luanda, a Faculdade de Letras de Lisboa, o bacharelato e a licenciatura, uma breve ameaça de doutoramento, porque nesse tempo não havia mestrados.

A Revolução de Abril, o início da vida profissional, o ensino e sucessivas missões fora dele. A Faculdade de Pedagogia, de vida curta, o Departamento de Estrangeiros da Faculdade de Letras, a Campanha do Património, a XVII Exposição do Conselho da Europa, o primeiro livro sobre o mosteiro de Alcobaça e os seus coutos e um outro sobre os Descobrimentos.

Entrava no final da minha década de 30. Vieram depois vinte anos em Rabat e em Brasília:  Adido Cultural, Conselheiro Cultural, a direção do Instituto Camões no Brasil e a Comissão dos 500 anos da Viagem de Cabral. Muitas comendas de várias nações (Portugal, Brasil e Marrocos) e outras que não são comendas, mas são condecorações.

Andámos sempre os dois – eu e a minha melhor metade, a Né.

E… conferências no Canadá, nos E.U.A., no Brasil, no Japão, em Marrocos, no Chile, na Argentina e, é claro, em Portugal. Mais livros, a poesia na década pessoal de 50, o Mosteiro outra vez, os congressos sobre Cister, e outra vez o Ensino. E, na minha década de 60, a direção do mosteiro de Alcobaça, a recordar haver sido fundador da ADEPA em 1976.

O Interact e o Rotary desde os 18 anos e os Amigos do Mosteiro quase a chegar à minha década dos 70. E continuo, vejam bem, no Museu do Vinho.

Casou há quase meio século o filho que está a caminho dos 45, a neta vais nos 15, soberba idade de contestação.

Também tenho uma diáspora: o filho nasceu em Angola, a neta no Brasil, e vão vivendo aqui e ali. Agora é Timor-Leste e Indonésia. Amanhã, nem eu sei. Mas todos os dias vejo o limite nascente da herdade de Alcobaça, a Serra dos Candeeiros. O Sol, esse, põe-se para o lado do mar.

Rui Rasquilho, poeta, nasceu em Brasília em 1995 e morreu de repente em frente ao mar numa janela da vila de Parede em 2003.

Ninguém o conheceu.

 

Obras em poesia do autor

– Do lado oposto ao tempo (poesia). Brasília: Thesaurus, 1996.

– 25 poemas brasileiros e uma saga lusitana (poesia). Brasília: Thesaurus, 1997.

– O limite do fogo (poesia), com fotos de José Alegria. Lisboa: Presença, 1998.

– Os perfis do silêncio (poesia), com desenhos de Carlos Lança. Brasília: Thesaurus, 2002.

– Poemas escolhidos. Alcobaça: Escafandro, 2015



                                                        
                                                        Self portrait by David Bowie
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Antes que o sol se levante"

Dia 3 Sta Maria Madalena, de Josefa de Óbidos, 1650 Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra   ÉCLOGA X Antes que o sol se levante Mote Antes que o Sol se levante, vai Vilante ver seu gado, mas não vê Sol levantado quem vê primeiro a Vilante. Voltas É tanta a graça que tem com üa touca mal envolta, manga de camisa solta, faixa pregada ao desdém, que se o Sol a vir diante, quando vai mungir o gado, ficará como enleado ante os olhos de Vilante. Descalça, às vezes, se atreve ir em mangas de camisa; se entre as ervas neve pisa, não se julga qual é neve. Duvida o que está diante, quando a vê mungir o gado, se é tudo leite amassado, se tudo as mãos de Vilante. Se acaso o braço levanta, porque a beatilha encolhe, de qualquer pastor que a olhe leva a alma na garganta. E inda que o Sol se levante a dar graça e luz ao prado, já Vilante lha tem dado, que o Sol tomou de Vilante. Éclogas,  X

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Vai o rio de monte a monte"

créditos: dianamaciasmar Dia 2   Mote Vai o rio de monte a monte, Como passarei sem ponte? Voltas É o vau mui arriscado, Só nele é certo o perigo; O tempo como inimigo Tem-me o caminho tomado. Num monte está meu cuidado, E eu, posto aqui noutro monte, Como passarei sem ponte? Tudo quanto a vista alcança Coberto de males vejo: D'aquém fica meu desejo E d'além minha esperança. Esta, contínua, me cansa Porque está sempre defronte: Como passarei sem ponte? Primavera, Vales e Montes..., Floresta Quinta

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Mil anos há que busco a minha estrela"

 Dia 1 Mil anos há que busco a minha estrela E os Fados dizem que ma têm guardada; Levantei-me de noite e madrugada, Por mais que madruguei, não pude vê-la. Já não espero haver alcance dela Senão depois da vida rematada, Que deve estar nos céus tão remontada Que só lá poderei gozá-la e tê-la. Pensamentos, desejos, esperança, Não vos canseis em vão, não movais guerra, Façamos entre os mais üa mudança: Para me procurar vida segura Deixemos tudo aquilo que há na terra, Vamos para onde temos a ventura. Fénix Renascida , I