Avançar para o conteúdo principal

Poemas & Poetas - "Auto-retrato" de A. M. Catarino

 

Autorretrato A. M. Catarino

 

Um auto-retrato

É uma versão alternativa

Daquilo que sou.

 

Errática sinfonia da banalidade.

 

Neste, por exemplo,

Pareço um foragido da lei

 

A polícia não desdenharia

Coloca-la no meu processo,

Se eu fosse corajoso o bastante

Para desafiar a autoridade.

 

Imagino um agente a algemar-me:

“Tudo o que usar ser,

Será usado contra si.”

 

A. M. CATARINO

Nascido em 1973 e residente em Benedita, António Manuel Catarino define-se como sociólogo de formação, formador por vocação, fotógrafo por paixão e escritor por natureza.

O Escritor

A escrita aparece na sua vida como consequência natural do gosto em entrelaçar a fotografia e a palavra.

Começou por partilhar textos ilustrando as suas fotografias em blogues, mas a boa reação incentivou-o a ir mais além.

Publicou os livros “Fragmentário” em 2010 e “Um” em 2011, conjugando pequenos contos e fotografias de sua autoria.

O primeiro romance, intitulado “Claridade”, foi editado em novembro de 2012, a que sucederam em novembro de 2016 "Antologia" (um título no mínimo surpreendente para um romance), em março de 2018 "MONSTRO" e em Agosto de 2019 "Saudade".

Pelo meio realizou também duas edições de autor artesanais limitadas a 25 exemplares numerados: “As crónicas de Hélio Meio Frasco” em 2013 e “Muitos anos sem ti” em 2014, onde explorou as potencialidades de transformar um livro numa instalação artística, e participou em diversas antologias e coletâneas

Em 2020 apresentou "Emulsão", obra em que casa a prosa, a poesia e a fotografia.

A. M. Catarino é já detentor de variadíssimos prémios literários.

O Fotógrafo

Apaixonado pela fotografia desde sempre, adquiriu aos 28 anos a sua primeira máquina fotográfica reflex, decidido a levar o hobby mais a sério.

Colaborar como formador freelancer em diversos centros de formação da zona oeste, permitiu-lhe explorar fotograficamente Nazaré, Peniche, Caldas da Rainha, entre outros, depois do horário de trabalho.

A passagem para a fotografia digital, em 2004, foi um período de valiosas aprendizagens e rápida evolução.

Desde então, participou em inúmeras exposições individuais e coletivas e passou a realizar cursos, workshops e atividades fotográficas, transmitindo aos outros os conhecimentos e competências adquiridas.

A. M. Catarino é detentor de variadíssimos prémios em fotografia.

O Formador

Licenciado em Sociologia, trabalha na área da formação profissional desde 1999, colaborando com diversos centros de formação da zona oeste.


                                                         

                                                           Autorretrato Pablo Picasso 







Comentários

Mensagens populares deste blogue

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Antes que o sol se levante"

Dia 3 Sta Maria Madalena, de Josefa de Óbidos, 1650 Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra   ÉCLOGA X Antes que o sol se levante Mote Antes que o Sol se levante, vai Vilante ver seu gado, mas não vê Sol levantado quem vê primeiro a Vilante. Voltas É tanta a graça que tem com üa touca mal envolta, manga de camisa solta, faixa pregada ao desdém, que se o Sol a vir diante, quando vai mungir o gado, ficará como enleado ante os olhos de Vilante. Descalça, às vezes, se atreve ir em mangas de camisa; se entre as ervas neve pisa, não se julga qual é neve. Duvida o que está diante, quando a vê mungir o gado, se é tudo leite amassado, se tudo as mãos de Vilante. Se acaso o braço levanta, porque a beatilha encolhe, de qualquer pastor que a olhe leva a alma na garganta. E inda que o Sol se levante a dar graça e luz ao prado, já Vilante lha tem dado, que o Sol tomou de Vilante. Éclogas,  X

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Vai o rio de monte a monte"

créditos: dianamaciasmar Dia 2   Mote Vai o rio de monte a monte, Como passarei sem ponte? Voltas É o vau mui arriscado, Só nele é certo o perigo; O tempo como inimigo Tem-me o caminho tomado. Num monte está meu cuidado, E eu, posto aqui noutro monte, Como passarei sem ponte? Tudo quanto a vista alcança Coberto de males vejo: D'aquém fica meu desejo E d'além minha esperança. Esta, contínua, me cansa Porque está sempre defronte: Como passarei sem ponte? Primavera, Vales e Montes..., Floresta Quinta

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Mil anos há que busco a minha estrela"

 Dia 1 Mil anos há que busco a minha estrela E os Fados dizem que ma têm guardada; Levantei-me de noite e madrugada, Por mais que madruguei, não pude vê-la. Já não espero haver alcance dela Senão depois da vida rematada, Que deve estar nos céus tão remontada Que só lá poderei gozá-la e tê-la. Pensamentos, desejos, esperança, Não vos canseis em vão, não movais guerra, Façamos entre os mais üa mudança: Para me procurar vida segura Deixemos tudo aquilo que há na terra, Vamos para onde temos a ventura. Fénix Renascida , I