Avançar para o conteúdo principal

Exposição - "Religião e Mulheres. Resistência nos Impérios Ibéricos."

 A exposição "Religião e Mulheres. Resistência nos Impérios Ibéricos." esteve patente na ESFRL durante as duas primeiras semanas de março, tendo sido visitada por algumas turmas, acompanhadas pelos respetivos professores, por docentes e assistentes operacionais. O ponto forte e curioso desta exposição reside no facto de podermos conhecer histórias de mulheres, ilustres desconhecidas dos séculos XVI a XVIII, que lutaram, no seu tempo, contra regras que lhes eram impostas, por exemplo, pelo simples facto de serem mulheres. A história de Lucrécia (século XVI), uma sonhadora ou profeta madrilena, remete para o desenho de um quadro negativo do governo do rei Filipe II e isso valeu-lhe a prisão. No caso de Paula de Eguiluz, uma bruxa afro-caribenha, a perseguição religiosa que lhe foi movida resultou do comércio de magia amorosa (poções, banhos, amuletos e rezas) e de reuniões clandestinas. Por fim, Anita, conhecida como a Índia Ladina, foi cristianizada, mas no ano de 1777 foi levada para uma Casa de Recolhidas, instituição destinada à reclusão de "mulheres escandalosas e de mal viver" que também funcionava para a receção de índias que eram trazidas do campo para trabalhos domésticos na cidade. Sabe-se que esta índia conseguiu fugir desta instituição, não se sabendo quais as motivações para esta fuga. São histórias curiosas que merecem ser conhecidas, ainda que não se conheça pormenorizadamente todos os contornos.

Os visitantes podiam, através de um questionário acedido por código QR, manifestar a sua preferência pelas figuras em destaque. Esta exposição graficamente diferente de outras que habitualmente a escola exibe, despertou a curiosidade.


Visita do 11.º M





Visita do 10.º L


Visita do 10º A

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pelo Ambiente

É esta a proposta de leitura para as turmas A e E do 10º ano, num trabalho colaborativo da BE com a professora de Física e Química Cristina Gomes. Pelo ambiente, um desafio a agarrar!

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Antes que o sol se levante"

Dia 3 Sta Maria Madalena, de Josefa de Óbidos, 1650 Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra   ÉCLOGA X Antes que o sol se levante Mote Antes que o Sol se levante, vai Vilante ver seu gado, mas não vê Sol levantado quem vê primeiro a Vilante. Voltas É tanta a graça que tem com üa touca mal envolta, manga de camisa solta, faixa pregada ao desdém, que se o Sol a vir diante, quando vai mungir o gado, ficará como enleado ante os olhos de Vilante. Descalça, às vezes, se atreve ir em mangas de camisa; se entre as ervas neve pisa, não se julga qual é neve. Duvida o que está diante, quando a vê mungir o gado, se é tudo leite amassado, se tudo as mãos de Vilante. Se acaso o braço levanta, porque a beatilha encolhe, de qualquer pastor que a olhe leva a alma na garganta. E inda que o Sol se levante a dar graça e luz ao prado, já Vilante lha tem dado, que o Sol tomou de Vilante. Éclogas,  X

«As escolhas de Mário Soares» e as escolhas dos alunos

  Tudo começou com a proposta de comemoração dos 100 anos do nascimento do político Mário Soares. Aceite a proposta para assinalar a data, esta iniciou-se com uma sessão intitulada «As escolhas de Mário Soares». Nesta sessão, inserida na Semana de Leitura, duas turmas da ESFRL puderam conhecer um pouco mais dos gostos literários, cinematográficos ou musicais da figura do político. Contudo, não se ficou por aqui, e selecionando duas das escolhas de Soares (livro/texto e filme), o espaço da Biblioteca acolheu mais um desafio lançado aos alunos. Assim, colocou-se a questão aos mesmos: quais são os livros e os filmes da tua vida? Vários alunos registaram as suas escolhas num mural, e a professora bibliotecária escolheu dois títulos sugeridos e foi às compras durante a Feira do Livro de Leiria. A partir de agora, «Um homem em declínio», de Osamu Dazai, e «Uma pequena vida», de Hanya Yanagihara, povoam as estantes da nossa biblioteca.               ...