Avançar para o conteúdo principal

Geri's Game



Comentários

  1. Após visionar a curta metragem apresentada em aula, fiquei com uma sensação de que esta terá diversas mensagens importantes a transmitir. O episódio é deveras estranho, mas após refletir nele, vejo que é bem objetivo.
    Para começar, o idoso chega ao jardim, senta-se e monta o seu jogo de xadrez. Para meu espanto começa a jogar sozinho. Joga as peças brancas, levanta-se, senta-se do outro lado da mesa e joga as peças pretas. Talvez preferisse jogar com as peças pretas, talvez preferisse jogar contra o sol... nada disso! Ele continua a trocar de lugar e a jogar... contra si mesmo! Com isto põe-se a mensagem "Mais vale sozinho que mal acompanhado", é esta a primeira grande lição transmitida.
    De seguida, o plano apresenta o mesmo idoso sentado nas duas cadeiras com ações completamente distintas. O que se senta a jogar com as peças brancas mostra-se pensativo, dono de uma grande sabedoria. Já o outro jogador opta por uma face de um jogador de poker, com muito "bluff" e super atacante, sempre a rir-se. A certa altura, quando o jogo está a favor deste idoso que joga com as peças pretas e apenas lhe falta "comer" uma peça adversária, o sabedor finge ter um ataque de coração, deixando o outro preocupado. Ao recuperar do suposto ataque, vira o tabuleiro sem que o jogador das "pretas" repare... com isto, acaba por vencer o jogo e ganha o que tinham apostado, uma bela dentadura, ficando assim o jogador sabedor a rir-se do seu colega. Aqui existem duas valentes lições de moral: primeira, o último a rir-se é o que ri melhor; por fim, tudo na vida se pode mudar, para melhor!
    Será a vida um jogo?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pelo Ambiente

É esta a proposta de leitura para as turmas A e E do 10º ano, num trabalho colaborativo da BE com a professora de Física e Química Cristina Gomes. Pelo ambiente, um desafio a agarrar!

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Antes que o sol se levante"

Dia 3 Sta Maria Madalena, de Josefa de Óbidos, 1650 Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra   ÉCLOGA X Antes que o sol se levante Mote Antes que o Sol se levante, vai Vilante ver seu gado, mas não vê Sol levantado quem vê primeiro a Vilante. Voltas É tanta a graça que tem com üa touca mal envolta, manga de camisa solta, faixa pregada ao desdém, que se o Sol a vir diante, quando vai mungir o gado, ficará como enleado ante os olhos de Vilante. Descalça, às vezes, se atreve ir em mangas de camisa; se entre as ervas neve pisa, não se julga qual é neve. Duvida o que está diante, quando a vê mungir o gado, se é tudo leite amassado, se tudo as mãos de Vilante. Se acaso o braço levanta, porque a beatilha encolhe, de qualquer pastor que a olhe leva a alma na garganta. E inda que o Sol se levante a dar graça e luz ao prado, já Vilante lha tem dado, que o Sol tomou de Vilante. Éclogas,  X

«As escolhas de Mário Soares» e as escolhas dos alunos

  Tudo começou com a proposta de comemoração dos 100 anos do nascimento do político Mário Soares. Aceite a proposta para assinalar a data, esta iniciou-se com uma sessão intitulada «As escolhas de Mário Soares». Nesta sessão, inserida na Semana de Leitura, duas turmas da ESFRL puderam conhecer um pouco mais dos gostos literários, cinematográficos ou musicais da figura do político. Contudo, não se ficou por aqui, e selecionando duas das escolhas de Soares (livro/texto e filme), o espaço da Biblioteca acolheu mais um desafio lançado aos alunos. Assim, colocou-se a questão aos mesmos: quais são os livros e os filmes da tua vida? Vários alunos registaram as suas escolhas num mural, e a professora bibliotecária escolheu dois títulos sugeridos e foi às compras durante a Feira do Livro de Leiria. A partir de agora, «Um homem em declínio», de Osamu Dazai, e «Uma pequena vida», de Hanya Yanagihara, povoam as estantes da nossa biblioteca.               ...