Avançar para o conteúdo principal

Livro que originaram filmes

É esta a exposição preparada pela aluna monitora da nossa biblioteca Beatriz Pedrosa:


És daquelas/(es) que adoras filmes mas também te interessas por livros?

És daquelas/(es) que gostas de ler o livro antes ou depois do filme?

És daquelas/(es) que gostas de descobrir e comparar os livros com os respectivos filmes?

Queres descobrir mais acerca da estreita relação entre a literatura e a cinematografia?

Então esta exposição é para ti.

Abre, folheia, lê e perde-te no universo dos livros, das histórias e das palavras.


Tendo em conta um artigo do jornal Público publicado a 5 de fevereiro de 2013: Um livro ao ser adaptado numa sequência de imagens registadas numa câmara acompanhadas por um fundo musical adquire novas características e perde outras. Tanto se perdem alguns acontecimentos, aspetos e traços caracterizadores como também se acrescentam ritmos, melodias, imagens, desenrolar de ações distintas e até perspetivas diferentes.

Podemos verificar que a linguagem cinematográfica difere da linguagem literária bem como o trabalho de uma equipa no caso do cinema é totalmente distinto do trabalho individual no caso das narrativas.



Como sabemos, no caso dos livros, a sua leitura permite não só o imaginar da ação, das personagens, dos espaços (da história em si) como também o desenvolvimento intelectual e o enriquecimento pessoal a nível do vocabulário e das variadas perspetivas acerca de acontecimentos específicos ou da vida em si.

No entanto os filmes, de certa forma impossibilitam-nos a tal imaginação uniformizando muitos dos aspetos que poderiam variar de indivíduo para indivíduo.



Contudo não podemos esquecer também toda a preparação e dedicação inerente a um filme associada aos cenários, personagens, guiões, espaços, adereços, materiais cinematográficos, efeitos especiais quando necessário, horas e horas de filmagem, banda sonora…

Tudo isto junto dá origem a um vídeo que nos leva à surpresa, admiração e prazer quer pela cor, pela história e seu desenrolar, pelos momentos de suspense a nível sonoro e da imagem, quer por todos os constituintes ligados à sétima arte.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Antes que o sol se levante"

Dia 3 Sta Maria Madalena, de Josefa de Óbidos, 1650 Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra   ÉCLOGA X Antes que o sol se levante Mote Antes que o Sol se levante, vai Vilante ver seu gado, mas não vê Sol levantado quem vê primeiro a Vilante. Voltas É tanta a graça que tem com üa touca mal envolta, manga de camisa solta, faixa pregada ao desdém, que se o Sol a vir diante, quando vai mungir o gado, ficará como enleado ante os olhos de Vilante. Descalça, às vezes, se atreve ir em mangas de camisa; se entre as ervas neve pisa, não se julga qual é neve. Duvida o que está diante, quando a vê mungir o gado, se é tudo leite amassado, se tudo as mãos de Vilante. Se acaso o braço levanta, porque a beatilha encolhe, de qualquer pastor que a olhe leva a alma na garganta. E inda que o Sol se levante a dar graça e luz ao prado, já Vilante lha tem dado, que o Sol tomou de Vilante. Éclogas,  X

Pelo Ambiente

É esta a proposta de leitura para as turmas A e E do 10º ano, num trabalho colaborativo da BE com a professora de Física e Química Cristina Gomes. Pelo ambiente, um desafio a agarrar!

«As escolhas de Mário Soares» e as escolhas dos alunos

  Tudo começou com a proposta de comemoração dos 100 anos do nascimento do político Mário Soares. Aceite a proposta para assinalar a data, esta iniciou-se com uma sessão intitulada «As escolhas de Mário Soares». Nesta sessão, inserida na Semana de Leitura, duas turmas da ESFRL puderam conhecer um pouco mais dos gostos literários, cinematográficos ou musicais da figura do político. Contudo, não se ficou por aqui, e selecionando duas das escolhas de Soares (livro/texto e filme), o espaço da Biblioteca acolheu mais um desafio lançado aos alunos. Assim, colocou-se a questão aos mesmos: quais são os livros e os filmes da tua vida? Vários alunos registaram as suas escolhas num mural, e a professora bibliotecária escolheu dois títulos sugeridos e foi às compras durante a Feira do Livro de Leiria. A partir de agora, «Um homem em declínio», de Osamu Dazai, e «Uma pequena vida», de Hanya Yanagihara, povoam as estantes da nossa biblioteca.               ...