Avançar para o conteúdo principal

Impressões de Leitura - Colleen Hoover

 

Nos dias de hoje, obras acerca de qualquer tópico que procuremos não faltam. Mesmo dentro de um certo género literário, temos diversos livros e autores, cada um com a sua forma peculiar de escrever. Collen Hoover não é uma exceção. 


Julgo que livros de romance sempre me cativaram, desde as obras mais clássicas de literatura mundial, às obras mais contemporâneas, melhor dizendo, dos dias de hoje. Posso até afirmar que já li bastantes livros e, apesar de não ter chegado a ler meia dúzia de obras desta autora, apercebi-me de um certo padrão.

         As suas histórias têm tendência a contemplar assuntos da atualidade, tratando-se, muitas vezes, de relações tóxicas, abusivas e até ilusórias. Acabamos por, de certa forma, viver dentro daquilo que estamos a ler e apaixonar-nos pelos personagens à medida que a narração vai prosseguindo. Contudo, não considero que sejam bons livros, são simplesmente boas histórias.

         Acredito que bons livros não fazem bons filmes… e acaba sempre por ser uma desilusão ver um filme que não chega nem aos pés de uma obra bem concebida. Neste caso e com este mesmo pensamento, creio que a escrita das obras desta autora não lhes faz jus. Com certeza que filmes baseados nestes romances serão assistidos por todo o mundo e irão fazer sucesso, mas os livros… é uma pena não terem asas para poderem voar mais alto.

Leonor Lopes - 11ºA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pelo Ambiente

É esta a proposta de leitura para as turmas A e E do 10º ano, num trabalho colaborativo da BE com a professora de Física e Química Cristina Gomes. Pelo ambiente, um desafio a agarrar!

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Antes que o sol se levante"

Dia 3 Sta Maria Madalena, de Josefa de Óbidos, 1650 Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra   ÉCLOGA X Antes que o sol se levante Mote Antes que o Sol se levante, vai Vilante ver seu gado, mas não vê Sol levantado quem vê primeiro a Vilante. Voltas É tanta a graça que tem com üa touca mal envolta, manga de camisa solta, faixa pregada ao desdém, que se o Sol a vir diante, quando vai mungir o gado, ficará como enleado ante os olhos de Vilante. Descalça, às vezes, se atreve ir em mangas de camisa; se entre as ervas neve pisa, não se julga qual é neve. Duvida o que está diante, quando a vê mungir o gado, se é tudo leite amassado, se tudo as mãos de Vilante. Se acaso o braço levanta, porque a beatilha encolhe, de qualquer pastor que a olhe leva a alma na garganta. E inda que o Sol se levante a dar graça e luz ao prado, já Vilante lha tem dado, que o Sol tomou de Vilante. Éclogas,  X

«As escolhas de Mário Soares» e as escolhas dos alunos

  Tudo começou com a proposta de comemoração dos 100 anos do nascimento do político Mário Soares. Aceite a proposta para assinalar a data, esta iniciou-se com uma sessão intitulada «As escolhas de Mário Soares». Nesta sessão, inserida na Semana de Leitura, duas turmas da ESFRL puderam conhecer um pouco mais dos gostos literários, cinematográficos ou musicais da figura do político. Contudo, não se ficou por aqui, e selecionando duas das escolhas de Soares (livro/texto e filme), o espaço da Biblioteca acolheu mais um desafio lançado aos alunos. Assim, colocou-se a questão aos mesmos: quais são os livros e os filmes da tua vida? Vários alunos registaram as suas escolhas num mural, e a professora bibliotecária escolheu dois títulos sugeridos e foi às compras durante a Feira do Livro de Leiria. A partir de agora, «Um homem em declínio», de Osamu Dazai, e «Uma pequena vida», de Hanya Yanagihara, povoam as estantes da nossa biblioteca.               ...