Avançar para o conteúdo principal

Quem quer ser bilionário?, Vikas Swarup


Proposta do 12º N. Antes de ser um sucesso no cinema, é um livro de grande riqueza humana e que nos leva a um universo, felizmente, desconhecido.

Comentários

  1. Eu gostei muito de ler este livro, principalmente pela história que relata, a qual achei super original, bem conseguida, capaz de surpreender com um final imprevisível. É a vida, aquela boa escola, que possibilita a Ram (protagonista) enfrentar todos os desafios do concurso QQSB. É por isso que mais do que uma história, esta dá-nos uma boa lição de vida!
    Por outro lado, a essência da história enquadra-se num ambiente extremamente adequado à acção e de tal modo realista, que nos parece que o programa decorre mesmo à nossa frente, resultado do pormenor das descrições de uma Índia contemporânea, cuja cidade (Mumbai) se bipolariza numa extrema pobreza que contrasta com uma grande opulência. Swarup (autor do livro) dá mais relevo à primeira, daí os aspectos dramáticos e comoventes que tem presente.
    Ao nível do seguimento temporal, esta história alterna entre a actualidade e o passado de Ram.
    Por fim, não queria deixar de salientar que, apesar dos inúmeros vocábulos indianos utilizados, este livro é de fácil leitura, estimulando-nos uma leitura atenta de certos aspectos, em detrimento de outros que podemos aligeirar, pois tornam-se mais cansativos de ler. Apesar disto, achei o livro interessantíssimo, pelo que aconselho vivamente a sua leitura!!!

    Quem quiser tem ainda a possibilidade de ver o filme, mas a história deste não é a mesma da do livro, apesar do seu ponto de partida ser o mesmo - a participação do protagonista no concurso televisivo QQSB.

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei bastante da leitura deste livro. Gostei do modo como o livro está escrito: primeiro, o acontecimento da vida de Ram e depois a pergunta do programa QQSB; pelo que podiamos verificar que realmente a sua experiência de vida o levou a ganhar o concurso.
    Nunca tinha lido nenhum livro deste autor mas gostei bastante da maneira como o escreve pois acho que é cativante e clara.

    ResponderEliminar
  3. Este livro tem uma particularidade que me cativou imenso,que foi ter na capa uma pergunta que me fez pensar qual será a resposta - "o que é preciso para encontrar um amor perdido?". Esta pergunta levou-me a uma curiosidade que parecia não ter fim.
    Ao ler o livro percebi que a nossa vida é feita de acontecimentos que por vezes não tem qualquer sentido de acontecer, mas um dia vão nos ser uteis para sobreviver.
    A historia de Ram é uma autêntica sobrevivência, ele consegue vencer o concurso devido ás suas experiências e ainda é castigado por isso mesmo. È inacreditável. Mas apesar de todo este sofrimento consegue a ajuda de alguém muito especial.
    Este autor escreceu neste livro uma grande história. O livro é cativante, tem uma leitura fácil e ainda tem umas ajudas para entender melhor essa leitura.
    Adorei o livro.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Antes que o sol se levante"

Dia 3 Sta Maria Madalena, de Josefa de Óbidos, 1650 Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra   ÉCLOGA X Antes que o sol se levante Mote Antes que o Sol se levante, vai Vilante ver seu gado, mas não vê Sol levantado quem vê primeiro a Vilante. Voltas É tanta a graça que tem com üa touca mal envolta, manga de camisa solta, faixa pregada ao desdém, que se o Sol a vir diante, quando vai mungir o gado, ficará como enleado ante os olhos de Vilante. Descalça, às vezes, se atreve ir em mangas de camisa; se entre as ervas neve pisa, não se julga qual é neve. Duvida o que está diante, quando a vê mungir o gado, se é tudo leite amassado, se tudo as mãos de Vilante. Se acaso o braço levanta, porque a beatilha encolhe, de qualquer pastor que a olhe leva a alma na garganta. E inda que o Sol se levante a dar graça e luz ao prado, já Vilante lha tem dado, que o Sol tomou de Vilante. Éclogas,  X

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Vai o rio de monte a monte"

créditos: dianamaciasmar Dia 2   Mote Vai o rio de monte a monte, Como passarei sem ponte? Voltas É o vau mui arriscado, Só nele é certo o perigo; O tempo como inimigo Tem-me o caminho tomado. Num monte está meu cuidado, E eu, posto aqui noutro monte, Como passarei sem ponte? Tudo quanto a vista alcança Coberto de males vejo: D'aquém fica meu desejo E d'além minha esperança. Esta, contínua, me cansa Porque está sempre defronte: Como passarei sem ponte? Primavera, Vales e Montes..., Floresta Quinta

5 dias/5 poemas de Rodrigues Lobo - "Mil anos há que busco a minha estrela"

 Dia 1 Mil anos há que busco a minha estrela E os Fados dizem que ma têm guardada; Levantei-me de noite e madrugada, Por mais que madruguei, não pude vê-la. Já não espero haver alcance dela Senão depois da vida rematada, Que deve estar nos céus tão remontada Que só lá poderei gozá-la e tê-la. Pensamentos, desejos, esperança, Não vos canseis em vão, não movais guerra, Façamos entre os mais üa mudança: Para me procurar vida segura Deixemos tudo aquilo que há na terra, Vamos para onde temos a ventura. Fénix Renascida , I