domingo, 3 de janeiro de 2010

Quem quer ser bilionário?, Vikas Swarup


Proposta do 12º N. Antes de ser um sucesso no cinema, é um livro de grande riqueza humana e que nos leva a um universo, felizmente, desconhecido.

3 comentários:

  1. Eu gostei muito de ler este livro, principalmente pela história que relata, a qual achei super original, bem conseguida, capaz de surpreender com um final imprevisível. É a vida, aquela boa escola, que possibilita a Ram (protagonista) enfrentar todos os desafios do concurso QQSB. É por isso que mais do que uma história, esta dá-nos uma boa lição de vida!
    Por outro lado, a essência da história enquadra-se num ambiente extremamente adequado à acção e de tal modo realista, que nos parece que o programa decorre mesmo à nossa frente, resultado do pormenor das descrições de uma Índia contemporânea, cuja cidade (Mumbai) se bipolariza numa extrema pobreza que contrasta com uma grande opulência. Swarup (autor do livro) dá mais relevo à primeira, daí os aspectos dramáticos e comoventes que tem presente.
    Ao nível do seguimento temporal, esta história alterna entre a actualidade e o passado de Ram.
    Por fim, não queria deixar de salientar que, apesar dos inúmeros vocábulos indianos utilizados, este livro é de fácil leitura, estimulando-nos uma leitura atenta de certos aspectos, em detrimento de outros que podemos aligeirar, pois tornam-se mais cansativos de ler. Apesar disto, achei o livro interessantíssimo, pelo que aconselho vivamente a sua leitura!!!

    Quem quiser tem ainda a possibilidade de ver o filme, mas a história deste não é a mesma da do livro, apesar do seu ponto de partida ser o mesmo - a participação do protagonista no concurso televisivo QQSB.

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei bastante da leitura deste livro. Gostei do modo como o livro está escrito: primeiro, o acontecimento da vida de Ram e depois a pergunta do programa QQSB; pelo que podiamos verificar que realmente a sua experiência de vida o levou a ganhar o concurso.
    Nunca tinha lido nenhum livro deste autor mas gostei bastante da maneira como o escreve pois acho que é cativante e clara.

    ResponderEliminar
  3. Este livro tem uma particularidade que me cativou imenso,que foi ter na capa uma pergunta que me fez pensar qual será a resposta - "o que é preciso para encontrar um amor perdido?". Esta pergunta levou-me a uma curiosidade que parecia não ter fim.
    Ao ler o livro percebi que a nossa vida é feita de acontecimentos que por vezes não tem qualquer sentido de acontecer, mas um dia vão nos ser uteis para sobreviver.
    A historia de Ram é uma autêntica sobrevivência, ele consegue vencer o concurso devido ás suas experiências e ainda é castigado por isso mesmo. È inacreditável. Mas apesar de todo este sofrimento consegue a ajuda de alguém muito especial.
    Este autor escreceu neste livro uma grande história. O livro é cativante, tem uma leitura fácil e ainda tem umas ajudas para entender melhor essa leitura.
    Adorei o livro.

    ResponderEliminar