Em cada ano se assinala o Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Ultimamente até todo o mês de outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Foi há mais de 20 anos que a nossa biblioteca começou a assinalar esse dia, o que ainda não era comum em Portugal. Hoje há estudos que demonstram o que faz a ausência, ou mesmo a inexistência, da biblioteca escolar na aprendizagem. A nossa biblioteca vai cuidando cada vez mais dos serviços à distância através da página web : consulta do catálogo, guiões orientadores para diferentes tarefas, contacto por formulário ou direto por email, Recursos Educativos Digitais (em construção), sugestões de endereços eletrónicos... As atividades com alunos mudaram de local, são na sala de cada turma, e foram pontualmente ajustadas ao que as circunstâncias exigem. Mas seguem o seu curso, naturalmente. Mas a biblioteca também é festa. E vêm os passatempos, os clubes: de Guitarra, de Teatro, de Robótica, de Escrita Criativa e Leitura em Voz Alta. Tud...
Adorei este livro. Simplesmente viciante e surpreendente até ao fim. A aliança entre o romance e a história principal está muito bem conseguida.
ResponderEliminarPara além da incessante busca pelo culpado, esta obra é um verdadeiro roteiro por Roma, e deixa-me ainda mais motivado, para um dia, a conhecer.
Quanto à história principal, consegue ser surpreendente, sem se contradizer. Todo o "renascimento iluminista", que é certo poucas páginas antes do fim do livro, é apenas ilusório, numa trama, em que, mais uma vez, ciência e religião se afrontam. A ser lido por todos.
Por onde hei-de começar? Pela excitante intriga que se desenrola ao longo do livro ou pelo conteúdo factual que está presente no livro?
ResponderEliminarNem sei...
O que sei é que este livro é simplesmente um dos melhores livros que já li. A alternância entre os diferentes planos da intriga está simplesmente espectacular e o relacionamento dos factos históricos com a acção também está muito bem conseguida.
Como disse o Christopher, com este livro temos um roteiro pormenorizado da cidade de Roma e acção que lá se desenrola só me dá mais vontade de a visitar.
Voltando ao livro, só digo uma coisa... Espectacular.
Um livro que recomendo vivamente para todos os que gostam de livros excitantes e com muita intriga e acção pelo meio.